Como Copiar Linha de Base ou Baseline

A linha de base ou baseline do seu programa, projeto ou subprojeto é versão final do planejamento original do cronograma, incluindo datas de início, datas de término, durações, trabalho previsto e custos estimados, para que ao longo da execução do programa, projeto ou subprojeto, os valores reais sejam comparados com o que havia sido planejado e, possamos analisar se há ou não desvios de escopo, prazo ou custo.

Sem ao menos uma linha de base ou baseline, não há referência para os indicadores de comparação, como desempenho, variação de custo, curva S, dentre outros. Conforme ocorre o progresso do programa, projeto ou subprojeto, é possível definir linhas de base ou baselines adicionais para dar suporte no controle de alterações do cronograma. São onze para cada cronograma.

1. Copiar Linha de Base ou Baseline do Cronograma no Project Desktop

No Project Desktop, para cada cronograma, são disponibilizadas onze linhas de base (do 0 ao 10) para que você não perca o histórico das alterações no cronograma do seu programa, projeto ou subprojeto.

Além dos benefícios das comparações entre várias linhas de base, é importante que você sempre faça uma cópia da linha de base ou baseline original toda vez que esta precisar sofrer uma mudança. Desta forma, você terá um “backup” e o registro de todas as mudanças do cronograma do programa, projeto ou subprojeto, pois caso algo dê errado, será possível recuperar a última linha de base ou baseline de um dos backups.

Uma boa prática que aplicamos toda vez que precisamos atualizar a linha de base ou baseline de um cronograma, é salvar uma cópia da linha de base 0 em uma das outras disponíveis. Lembre-se que são onze. Por exemplo:

  • Ao salvar a linha de base registrando o custo e trabalho do orçamento, salve uma cópia na “Linha de base 1”;
  • Ao salvar a linha de base registrando o planejamento inicial, salve uma cópia na “Linha de base 2”;
  • Ao salvar uma linha de base registrando uma mudança aprovada, salve uma cópia na “Linha de base 3”.

Atenção: Este procedimento somente é possível de ser feito através do Project Desktop. Para copiar uma linha de base ou baseline:

1. No menu ribbon, clique na aba “Projeto”;

2. Clique em “Definir Linha de Base”;

3. Clique em “Definir Linha de Base…” para abrir a janela “Definir Linha de Base”;

4. Selecione “Salvar plano provisório”;

5. No campo “Copiar”, selecione a linha de base ou baseline que você deseja ter os dados copiados – origem;

6. No campo “Em”, selecione a linha de base ou baseline para a qual que você deseja copiar os valores – destino;

7. Clique em OK.

Copiar Linha de Base ou Baseline

Para saber se uma linha de base ou baseline já está preenchida ou não, basta se atentar às datas do último salvamento que está informado depois do nome da linha de base ou baseline.

2. Copiar Linha de Base ou Baseline do Cronograma no Project Online

No Project Online, também conhecido como Project Web App (PWA), não é possível copiar uma linha de base ou baseline de tarefas ou atividades do cronograma do seu programa, projeto ou subprojeto.

Chegamos ao fim de mais um passo-a-passo.

Agora, além de sempre ter a última versão da linha de base ou baseline que será utilizada pelo Project Desktop em suas comparações, também, “backups” com o registro de todas as alterações que ocorreram ao longo do tempo.

Tem mais! Nos acompanhe nos próximos artigos para entender como você pode:

Autor

Estude na EG3P®

Artigo publicado originalmente na Ortogonal Projetos® como:

Como Copiar Linha de Base ou Baseline

Como Copiar Linha de Base ou Baseline
Tagged on: